APRESENTAÇÃO

Este blog faz parte do programa Melhor Gestão Melhor Ensino de formação à distância de Professores de Matemática, que tem como objetivo o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos como forma de melhorar o ensino, utilizando ferramentas tecnológicas e novas metodologias. A leitura e a escrita faz parte de todas as áreas do conhecimento e nós como educadores temos que fazer nossa parte.
Neste blog, relataremos as experiências sobre leitura e escrita feitas pelos nossos integrantes e convidamos à todos que fazem parte dessa jornada para: visitarem, opinarem e contarem suas experiências e vivências, principalmente no ambiente escolar.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Notação científica


O que é notação científica?
----Notação científica é uma forma breve de representar números, em especial muito grandes ou muito pequenos.com o auxílio de potências de base 10.
----Esses números como o próprio nome já explica é usado em anotações cientificas. Por exemplo, a superfície do sol é de 6,09 × 10¹² km². Imagine o tempo que levaria para escrever isso? Outro exemplo é a massa real de um próton que é aproximadamente, 1,6 multiplicados por dez elevado a vinte e quatro ou 0, 00000000000000000000000000167 gramas.

Qual é a história dessa forma de anotação?
----A primeira tentativa conhecida de representar números demasiadamente extensos foi empreendida pelo matemático e filósofo grego Arquimedes, e descrita em sua obra O Contador de Areia, no século III a.C.. Ele desenvolveu um método de representação numérica para estimar quantos grãos de areia existiam no universo. O número estimado por ele foi de 1 X 1063 grãos.
----Foi através da notação científica que foi concebido o modelo de representação de números reais através de ponto flutuante. Essa ideia foi proposta independentemente por Leonardo Torres y Quevedo (1914), Konrad Zuse (1936) e George Robert Stibitz (1939). A codificação em ponto flutuante dos computadores atuais é basicamente uma notação científica de base dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário