APRESENTAÇÃO

Este blog faz parte do programa Melhor Gestão Melhor Ensino de formação à distância de Professores de Matemática, que tem como objetivo o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos como forma de melhorar o ensino, utilizando ferramentas tecnológicas e novas metodologias. A leitura e a escrita faz parte de todas as áreas do conhecimento e nós como educadores temos que fazer nossa parte.
Neste blog, relataremos as experiências sobre leitura e escrita feitas pelos nossos integrantes e convidamos à todos que fazem parte dessa jornada para: visitarem, opinarem e contarem suas experiências e vivências, principalmente no ambiente escolar.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

PLANO DE AULA
DISCIPLINA:  Matemática
DOCENTES:  Grupo 2
TURMA:  9º Ano
TEMA: Números.
CONTEÚDO: Notação Científica
DURAÇÃO:   03 aulas
JUSTIFICATIVA:
-  Levar o aluno a compreender o que é notação científica, para que serve e onde é usada no seu dia a dia.
OBJETIVO:
   - Saber realizar de modo significativo as operações com potências de 10.
   - Compreender o significado e saber utilizar a notação científica na representação de números muito grandes ou muito pequenos.
METODOLOGIA:
- Primeiramente os alunos deverão pesquisar na internet a história da notação científica e textos onde ela aparece. Esse material será compartilhado na sala com a mediação e intervenção do professor. Posteriormente os alunos receberão um texto onde aparece notação científica e responderão algumas questões.
- Trabalharemos números irracionais, retomando idéias de conhecimentos numéricos, conceituando e operando através de situações contextualizadas,  reformulando e analisando novas idéias , levando-os a observar regularidades numéricas, fazendo generalizações.
- Levaremos os alunos a compreensão de potências e notação científica e ordem de grandeza, revisando e conhecendo as principais propriedades operatórias das potências, escrevendo um número em notação científica, determinando a ordem de grandeza  envolvendo números muito grandes ou muito pequenos, através de  resoluções de situações problemas contextualizadas.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Laboratório de informática, calculadora, notebook, data show, livros e revistas.
- AVALIAÇÃO:
- Será feita continuamente, através de atividades propostas em grupos, pesquisas, trabalhos, provas dissertativas e objetivas, sendo retomadas com atividades diferenciadas e diversificadas, de acordo com  a defasagem do aluno.


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